Em off

Um espaço que agora se ocupa em dar destino à vida de um personagem.

Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

sexta-feira, outubro 14, 2005

O fantástico teorema da Oxidação

Incrível a capacidade das coisas enferrujarem.

Sei que existe um processo químico por detrás disso, com o oxigênio reagindo com os metais, liberando radicais livres (talvez a única palavra científica surpreendentemente revolucionária) e tudo o mais. Porém, não quero me referir somente a essa ferrugem natural.

Uma vez que nada sei sobre a isso - e de certa maneira sou um tanto agradecido po isso pois se soubesse eu seria alguém ainda mais chato e prolixo que já sou -, gostaria de levar a discussão para o lado poético (sim, sempre ele).

Quero falar sobre a ferrugem onírica. Então, repetirei a mesma frase que abre esse post.

Incrível a capacidade das coisas enferrujarem.

O tempo enferruja nossos amigos, nossos amores, nossas paixões e nossos ódios. Qualquer sentimento exposto ao infalível ar do tempo acaba por sofrer com a sua ação. Na maioria das vezes esse efeito é negativo; lembrem de quantos amigos já perderam não por causa de rompimentos abruptos, mas porque foram perdendo aos poucos, dia a dia, os laços da conveniência que atavam essas amizades (uma fala clichê para iluminar sua tela binária com a comodidade da trivialidade. Não precisa me agradecer). Pensem em quantos amores foram ficando gastos com o passar das horas, dias, meses e anos, até atingirem tal ponto onde não mais poderiam ser salvos. Tentem contabilizar a quantidade de sonhos idealizados - perfeitas reproduções do Perfeito - que se perderam gradualmente em suas mentes ocupadas demais com O Futuro.

E onde ou em quem podermos colocar a culpa por isso? (porquê tudo o que acontece de maléfico conosco deve sempre ter um culpado, não importa qual).

No tempo, nos amigos, nos amores, nos sonhos?

Não. Não faremos nada a respeito, pois isso é algo que está fora de nossa capacidade de ação. Continuamos como sempre fomos. E é aqui que o post chega a um ponto em que se questiona a si mesmo, limita-se a somente apontar o problema, tropeça e por fim se perde em si mesmo.

Tudo continua e continuará o mesmo. Inclusive a ferrugem.

Ps: Não sei explicar por quê, mas a idéia da ferrugem, por ser recorrente em meu discurso, já está um tanto enferrujada.

3 Comments:

Blogger Renan D. B. Carreira said...

Ótimo texto, Carlos! E recorro a Guimarães Rosa (olha só!) que dizia que o sapo não pula por boniteza, mas por precisão. Seu texto foi pura precisão! Os momentos clichês de boniteza você ironizou muito bem.

4:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom... melhor ainda ver este blog atualizado... Lucas

8:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

olha carlos, achei a solução:
o negócio é fabricar amigos, amores, familiares de alumínio! isso, tudo de alumínio!

ou não? falei besteira?

hahaha, abraço querido!

8:32 PM  

Postar um comentário

<< Home