Em off

Um espaço que agora se ocupa em dar destino à vida de um personagem.

Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

domingo, julho 23, 2006

Um passaro? Um aviao?

Claro que todo mundo sabe o que é um herói; as revistas em quadrinhos devem ter povoado suas casas anos atrás; hoje são mera literatura de banheiro ou estão esquecidas nalgum canto escondido (todos têm um canto escondido em casa, basta procurar).

Enfim, quero chamar a atencao para a figura do herói. E quero dizer que não é exatamente sobre esta figura que quero falar. O Super Homem, o Homem Aranha e o Batman fazem parte do imaginário coletivo; são representações das aspirações humanas dentro de um contexto histórico. Querer salvar o mundo do crime ou poder zelar pela paz universal e eterna é de certa forma um desejo reprimido dentro da maior parte das pessoas; elas apenas extravasam isso de suas mentes ao criarem e cultuarem os heróis.

O mais interessante é que a figura do herói se faz presente muito antes dos quadrinhos da Marvel ou das telas de cinema; eles se fazem presentes em toda a história da Humanidade. Não existe um conectivo lógico que explique o seu surgimento; existem lendas que descrevem atos heróicos tanto no imaginário grego – em relatos como a Odisséia e a Ilíada que ficaram famosos porque vieram até nós através da escrita – quanto no folclore tupi guarani.

No termo mais próprio da palavra, o herói é uma pessoa que empreende uma viagem em busca de algo, saindo de um ponto inicial e querendo alcançar outro, uma finalidade, um proposito. Qual será este propósito final e quais os caminhos que devem ser empreendidos para se chegar até lá nunca são revelados de inicio; é tarefa do herói ir atrás deles, e somente a sua jornada revelará mais sobre sua busca. A missão do herói também é revestida de tentativas e repetições – o chamado eterno-retorno; ele jamais consegue avançar para a próxima etapa de sua busca se não fizer tudo o que tem que fazer em determinada situação.

O mito do dragão – nas lendas medievais ocidentais – também guarda sua relação com o imaginário heróico. O dragão é um ser que guarda consigo uma serie de coisas valiosas; ouro, jóias, donzelas, armaduras. Mas ele não sabe por quê razão as guarda; ele apenas...as guarda. Então, o herói entra em cena e tentará vencer o dragão. O interessante é que o dragão sempre representa alguma fraqueza do herói; seja o seu medo por fogo ou simplesmente a aversão pelo desconhecido. É entao que abrem-se duas opções para o desfecho da historia. Em alguns mitos o cavaleiro realmente vence o dragão – e seus medos – tornando-se senhor de todas as coisas que ali estão guardadas. Já em outros ele derrota o monstro porem acaba sucumbindo com ele em um primeiro momento, renascendo logo depois em algo diferente, mais forte e rejuvenescido.

Eu sei que enquanto escrevo isso, você está imaginando centenas de enredos de desenhos animados, filmes ou historinhas infantis. Realmente esta antiga forma de se contar historias – talvez a mais antiga – já foi e ainda é usada exaustivamente para este mesmo fim...contar historias. A maioria das pessoas se cansa de ouvi-las depois de um tempo (basta lembrar das revistinhas no canto escondido).

Às vezes penso que os Heróis são apenas mera bobagem para se entreter crianças; ou um pergaminho que apenas representa as historias e o pensamento retrogrado do passado. Talvez seja isso mesmo.

Porém, eu não consigo deixar de pensar nos heróis e nas suas eternas buscas fantásticas de quando em quando.

Ps: Não quis colocar nenhuma conclusão clichê no final desse post, perguntando se heróis realmente existem ou fazendo uma enquete sobre se você fosse um herói qual seria.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não sei se eu já tive ou não um super herói preferido. Talvez fossem meus professores. Mas se eu fosse um, seria o Homem Invisível.

9:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Heróis não existem. Ainda bem. São muito nerds e se vestem mal... huahauhuauha Brincaderinha, Carlos. Mas pense comigo... Antes nosso problemas pudessem ser resolvidos por heróis. Muito cômodo - desde que o herói não seja você mesmo, claro.

3:23 PM  

Postar um comentário

<< Home